O presidente Jair Bolsonaro visita nesta sexta-feira (18) Sinop e Sorriso, municípios produtores de soja de no Mato Grosso. O Estado sofre com as queimadas na região do Pantanal, no sul do Estado, e na região Amazônica, na divisa norte.
Bolsonaro deve participar de eventos do agronegócio, como o lançamento simbólico do plantio da soja, a entrega de títulos de propriedades rurais e um ato e sua homenagem. Não há informações se o presidente visitará as regiões afetadas pelos incêndios florestais.
Mesmo com o aumento expressivo das queimadas na região do Pantanal e na Amazônia e dos recordes de desmatamento, no presidente afirmou na quinta-feira (17) que o Brasil está de "parabéns" na maneira como preserva o meio ambiente.
Do início do ano até o último dia 16, o aumento das queimadas no Pantanal foi de 208%, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ao menos 2,9 milhões de hectares do bioma já foram destruídos pelo fogo, ou seja, 19% da área total.
Monitoramento
Em entrevista à rádio CBN, o presidente da Comissão Temporária Externa do Pantanal no Senado, Wellington Fagundes (PL-MT), afirmou que deve receber o presidente em Sinop e seguirá com as autoridades para sobrevoar as regiões afetadas pelos incêndios. Bolsonaro entretanto não deverá participar da visita aos locais incendiados.
*Com informações da Agência Estado