AO VIVO
Menu
Busca sábado, 24 de julho de 2021
Busca
Salvador
26ºmax
20ºmin
Correios Celular - Mobile
Geral

Planetários de todo o país terão exibição online para chegada de primavera

Público poderá acompanhar vídeos exclusivos e tirar dúvidas com especialistas

20 setembro 2020 - 10h30Por Jennifer Vargas*

Quem quiser acompanhar a troca de estações de uma maneira diferente, poderá assistir uma transmissão para lá de especial na próxima terça-feira (22). Isso mesmo, Planetários de todo o país terão uma sessão virtual exclusiva, que marcará a chegada da primavera.

"Quando você vai ao planetário, geralmente você vê [vídeos] sobre o céu da sua cidade. [Nessa sessão], vamos ver o céu do Brasil", disse o presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP), José Roberto de Vasconcelos.

Com transmissão das 10h às 11h (horário de Brasília), no canal da ABP YouTube, serão exibidos vídeos para a apresentação, além de astrônomos e especialistas respondendo a perguntas e explicando sobre o que acontece com o planeta Terra no chamado equinócio da primavera. 

Com mais de 100 planetários fixos e itinerantes, o Brasil é, de acordo com o presidente da ABP, o país com o maior número deles em todo o Hemisfério Sul.

Na América, fica atrás apenas dos Estados Unidos. Vasconcelos explica ainda a importância que os Planetários têm para despertar o interesse e gosto do público pela ciência. "Vivemos em uma sociedade altamente dependente de ciência e tecnologia, mas que poucos entendem o fazer da ciência, como ela funciona. Então, o planetário tem esse papel importante", ressaltou. 

*Com informações da Agência Brasil