AO VIVO
Menu
Busca quinta, 16 de setembro de 2021
Busca
Salvador
28ºmax
22ºmin
Correios Celular - Mobile
Coluna

Prévia do PIB confirma recuperação da economia

Dia-a-dia da Economia

14 setembro 2020 - 10h41Por Reinaldo Cafeo
Prévia do PIB confirma recuperação da economia

O Banco Central brasileiro divulgou a prévia do PIB brasileiro do mês de julho, o IBC-Br, e como era esperado veio positivo. A alta foi de 2,15% se comparado com junho deste ano. É a terceira alta consecutiva. Este bom desempenho recente já foi apontado pelas pesquisas oficiais dos desempenhos dos três setores da economia: primário, secundário e terciário.  Agropecuária, indústria e varejo apresentaram bons desempenhos no período.

Apesar da recuperação econômica, não haverá tempo hábil para evitar o tombo da economia no ano fechado. De janeiro a julho o IBC-Br acumula queda de 5,77% sobre idêntico período do ano passado. O próprio mês de julho deste ano, comparado com julho do ano passado indica queda de 4,89%. Os efeitos da pandemia do novo coronavírus foram sentidos fortemente no primeiro semestre do ano e mesmo com a recuperação econômica em curso o ano fechará no vermelho. O que observamos é que de uma queda acima de 6,5%, é possível, que o ano feche com um patamar mais próximo do 5%, o que de qualquer maneira é elevado.

Como as reformas estruturantes ainda patinam, tendo de concreto a reforma da previdência e projetos de reformas administrativa e tributária, o desempenho econômico será moldado pela demanda reprimida dos consumidores e dos efeitos dos programas de transferência de renda do governo federal. Serão anos desafiadores, notadamente para o País voltar a gerar emprego de maneira consistente.