Ainda sem definição sobre sua presença nos EUA, a parceria em negociação do TikTok com a Oracle pode mudar completamente o cenário das redes sociais no país, quebrando até mesmo a hegemonia do Facebook.
Barrada por supostamente oferecer risco à segurança aos dados dos usuários americanos, o aplicativo chinês tem corrido contra o tempo para oficializar a parceria com a Oracle Corp e agora o Walmart Inc, criando uma nova empresa com sede nos EUA, chamada TikTok Global. Uma gigante capaz de superar o domínio que a rede de Mark Zuckerberg tem hoje na internet.
Na nova formulação comercial, a ByteDance, proprietária do TikTok ficaria com cerca de 80% da propriedade da empresa, enquanto Oracle e Walmart ficariam com 12,5% e 7,5%, respectivamente. A primeira oferecendo serviço de nuvem segura para dados no app, enquanto a segunda fornecendo facilidades em e-commerce, atendimento, pagamentos e outros serviços para a nova empresa.
Em um comunicado conjunto, a Oracle e o Walmart disseram que o planejado novo TikTok Global criaria mais de 25 mil empregos nos EUA e levaria a mais de US$ 5 bilhões em novos impostos para o Tesouro dos EUA.
A proibição do serviço em solo americano, anunciado por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, está adiada por uma semana, prazo dado pelo Departamento de Comércio para que o entrave finalmente se solucione.
*Com informações da AE